sábado, 20 de novembro de 2010

Não deixar esfriar. Reflexões de 22 passos.

Fato é que as postagens são menos frequentes do que deveriam e mesmo do que eu gostaria. Juro que vou tentar melhorar. Mas a verdade é que o exercício de buscar algo novo para mostrar e ser realmente interessante de compartilhar piora na medida que vou acostumando-me com a nova vida e novos costumes.

As folhas secas entulhando a rua já não parecem tão diferentes, minhas pernas já estão (quase) acostumadas com as ladeiras e escadas da velha Coimbra. E tirando o clima esquizofrenico e inesperado, as coisas parecem que já estão a se encaixar e formar uma rotina. Apesar da minha aversão à essa palavrinha tão comum e difícil de se afastar.

Amanhã faço aniversario. Ou completo anos, no linguajar lusitano. E apesar do meu desapego com datas isso faz-me pensar bastante. Aniversario é mais do que chamar todo mundo pra  ficar bebado apagar velas e comer bolo, é olhar para trás e ver a linha da história pessoal e como em 2 meses minha vida mudou tanto e me levou com ela, forçando uma modificação. Morar "sozinho" é uma experiência de vida e proporcionou um crescimento como pessoa. Afinal, morar longe da família e amigos não é fácil, mas o cordão umbilical tem que ser cortado. Dividir a casa com outras duas pessoas não é fácil, mas concessões tem de existir. Viver com outras pessoas, pricipalmente em casa é um exercício contínuo de hombridade e limitação. Por exemplo, dividimos certas cosias da cozinha. Por vezes alguém come alguma coisa que não lhe pertence, ou usa alguma coisa que não é sua.  Em outras vezes assisto atitudes que muito me irritam. E tenho brigas épicas em minha cabeça de chutar o pau da barraca e fazer as coisas do meu jeito, falar o que deve ser falado e pronto.

Mas no fundo eu sei que essa não é a maneira correta de agir. Eu não quero ser a pessoa que regula cada copinho de água e iorgure da geladeira. Eu não quero chegar pros meus roommates, putinho da vida, apontar o dedo e agredi-los com tudo aquilo que me incomoda. Eu não quero ser alguém que reclama de uma lata fora do lugar.

Assim como o Alex do genial Liberal, Libertário, Libertino, concordo que podemos ir contra isso, há resistencia! E podemos simplesmente não ceder as essas mesquinharias e sermos realmente GRANDES e realmente lutarmos para deixar de seguir o rebanho e sempre corresponder as expectativas alheias, deixar as coisas seguirem. Como?

Eu não quero ser essa pessoa simplória. Eu não sou essa pessoa. Eu não sou essa pessoa porque eu não quero ser essa pessoa. Eu não sou essa pessoa porque 99,99% de tudo o que acontece no universo (provavelmente mais) está fora do meu controle, mas eu pelo menos ainda tenho controle sobre algumas coisas, eu tenho controle na minha vida e no jeito com que eu levo ela: eu é que decido se eu vou ser a pessoa babaca e cri-cri que vai reclamar de estarem usando minha pasta de dentes.
Poucos conselhos são mais canalhas do que o clássico "seja você mesmo". A maioria dos problemas do mundo veio de gente que estava simplesmente sendo si próprio. Mais importante do que "ser você mesmo" é ser quem você quer ser. Todas as forças do universo nos impelem a nos conformarmos, a aceitarmos as regras do mundo, a cedermos, nos moldarmos. Ser a pessoa que você quer ser é uma das tarefas mais difíceis do mundo. É uma luta diária, surda, interna, contra seus próprios preconceitos, suas mesquinharias, seus egoísmos.

Quer ser menos invejoso, menos ciumento, menos egoísta? Então, seja.

Ser quem você quer ser é o mínimo que deve a si mesmo. Se você não é nem isso, então você não é nada.

5 comentários:

  1. Parabéns pra vc meu irmãozinho e que Deus te abençoe muito onde vc está e que te dê discernimento sobre seus atos e atitudes, longe estamos mais sempre estaremos juntos pelo carinho que temos a vc. Vc é um cara show e sei que logo isso tudo vai passar e vc vai estar aqui para nos contar essas experiências. Fica com Deus. Grande abraço. meu e da Gisa.

    ResponderExcluir
  2. Juju, gostei das palavras e do sutil desabafo.
    Vi que você comentou tempos atrás no meu blog sobre a sua irmã, realmente ela é super fotogênica e os biquínis e roupas da FINNA Brasil é de extrema categoria, hehehhe.
    Beijão, juízo por aí.

    ResponderExcluir
  3. Pior mesmo é ver um pai condenando um filho!!!
    "esse menino é assim mesmo não tem jeito" que pecado dizer pro filho que ele não tem opção de mudar !! Limitando no berço!!
    perfeito o texto!!!
    SOMOS O QUE ESCOLHEMOS SER!!!

    ResponderExcluir