terça-feira, 9 de novembro de 2010

20 séculos de Coimbra e um viajante arenoso.

Depois de um longo período afastado das internerd's volto a postar aqui, para alegria, tristeza e frustração de vocês. Tentar reordenar os pensamentos...

Sim! Essa última semana foi intensa por vários motivos. Primeiro que começaram as... posso chamar, aulas? No CITAC, o grupo de teatro universitário de Coimbra ao qual faço parte agora. As aulas ocorrem diariamente das 20h à 00h, com intensiva atividade física. Não poderemos ter faltas (máximo de 03 faltas) e devemos levar o negócio à sério.


Engraçado, quando alguem sabe que eu to participando de um curso de teatro geralmente adoram a idéia, dizem ser muito bom, legal, "fixe" e etc. Mas quando eu falo a carga horária e as condições do curso olham-me com cara de espanto e me consideram louco porque perderei tempo para estudar (como se eu não tivesse nenhum outro tempo durante o dia) e dizem que vou ficar impossibilitado de fazer viagens mais longas pela Europa.

Esse é um assunto delicado, porém resolvido p/ mim. No Mestrado eu não tenho aulas sexta-feira e segunda-feira apenas na parte da tarde, então realmente daria para aproveitar finais de semana para viagens curtas. E tá certo, quando vim para a Europa pensei: "-Uhull! Vou aproveitar pra viajar muito por lá, conhecer lugares diferentes todo o final de semana. Salamanca, Madri, Paris; tudo está tão perto!". Dai eu passei nas audições e como parte do grupo devo ser responsável com a frequência. E as coisas mudaram. Mas esta é uma escolha muito fácil de decidir. 



Eu não ia ficar longe do teatro e realmente gosto muito de aprender, ensaiar, fazer exercícios e toda essa atmosfera diferente que envolve um grupo teatral. Então, abrir mão dessas viagens não foi dificil, é apenas uma questão de escolha. E também, as cidades na Europa não vão sair do lugar, vão ficar por aqui durante muito tempo e o curso tem duração de 06 meses (depois, quem quiser pode continuar no grupo "para sempre") e o mestrado são 02 anos. Então, tempo é o que não falta.

Falando no mestrado, dia 27 de novembro tenho um paper para apresentar como nota parcial. Consiste basicamente em escrever um artigo de aproximadamente 25 páginas e apresentá-lo à turma para discussão e aguentar as perguntas e indagações. Estou em uma dúvida tremenda sobre o tema. Ocorre que estudamos muito o ativismo judicial, influencia do Poder Judicial sobre os demais poderes e as crises que isto pode acarretar. Porém muitos colegas já trataram sobre este tema. Enfim! Vou decidir hoje ou amanhã.

Outra, eu participo do Couch Surfing ( www.couchsurfing.org ) que é um programa de intercâmbio cultural onde os participantes podem viajar para qualquer pais e pedim abrigo na casa, ou sofá, de alguem e também receber visitantes em suas casas. É um site muito interessante porque além de reduzir custos para viajantes permite uma troca de cultura mais intensa entre hospedes e "couchsurfistas". Recebi um pedido de um senhor para ficar aqui em casa, falei com os demais moradores e eles deram o OK.

O CSurfer foi o Filippo Cavalieri um senhor de 72 anos da Itália. Ficou só 2 dias aqui e era um cara simpático, quieto e inteligente. Porém....

 
Malandrinho
O Alan também queria passear e compartilha comigo um gosto por lugares históricos, levamos ele para Conimbriga. Senta que lá vem história....

Conímbriga fica à uns 15km de Coimbra e é um sítio arqueológico de uma das maiores povoações romanas em Portugal. A ocupação nativa eram dos Lusos, um povo que sempre esteve por essas bandas e (acredita-se) tem antecedentes Celtas. Porém com a famosa expansão do Império Romano advinha quem apareceu por aqui?!

"Ae cumpadi, Lusitânia fica por aqui?!"
A localização central foi determinante para a ocupação de Conímbriga que ficava no meio de uma estrada que ia de Olisipo (actual Lisboa) a Bracara Augusta (actual Braga, ao norte de Portugal). Ela foi fundada em 139 A.C!! No século 1 durante o reinado de César Augusto a cidade sofreu um Boom imobiliário e populacional com grandes obras públicas como o Fórum e as Thermas públicas.

Thermas Públicas. Alí são várias câmaras, com partes frias, mornas e quentes.

Reconstituição de como era o Fórum no auge de Conimbriga.

Só para esclarecer, as fotos são de ESCAVAÇÕES portanto, não estranhem ver apenas as estruturas dos prédios e casas, além de um tour histórico eu tive que usar a criatividade para imaginar como era a cidade. Falando em criatividade é muito interessante imaginar como funcionava a vida naquele tempo. Ver as estruturas das casinhas, algumas verdadeiras mansões, como eles dividiam a casa, como valorizavam jardins e tinham uma tara séria por água! Sério!

Acho que isso era cultura dos romanos, por onde eles passavam tinha que ter um aqueduto e termas. A diversão da época era trabalhar, ir nas termas tomar um banho, pegar uma sauna e fazer filhos (não necessariamente nesta ordem) .

Área de lojas. Dá p/ ver o subsolo das lojas, provavelmente usado para estoque.

Entrada de uma mansão de uma família rica. Detalhe o jardim de entrada, alí atras a sala de estar e na lateral os quartos.

Jardins públicos.
Visão do alto.
Piso mosaico ainda conservado.
 Tudo tava muito bonito, tudo era alegria. Os romanos brincavam nas piscinas, o Fórum tava bombando e o comércio de mercadorias entre as cidades romanas era grande no período de ouro do Império Romano de Augusto (séc 1 A.C até 1 D.C). Infelizmente tudo que é bom passa e logo vieram as famosas invasões bárbaras. Como Portugal possui uma costa marítima grande eu dou um euro pra quem advinhar quem desembarcava nas costas lusitanas e começaram a chutar os traseiros romanos lá pelo século III e IV!

Vinkings!! Não, Não Conimbriga sofreu invasões e saques de Visigodos e Suevos. Povos germânicos.
 Como a situação começou a ficar perigosa para a cidade, os romanos construíram, sobre as coxas, essa muralha com cerca de mil e quinhentos metros de extensão e 4m de espessura que cortou a cidade ao meio e basicamente quem ficou pro lado de fora levou o farelo mesmo. Porém mesmo assim a cidade não resistiu e caiu em domínio dos Visigodos.

Muralha. Desculpem estragar a foto.
O passeio foi muito bom, tudo muito legal. Só que eu não me atentei a um fato muito peculiar do meu hóspede. O velho safadinho tinha esses problemas de pele que dá em idosos e ele despelava! Despelava não! O idoso simplesmente estava se desintegrando no quarto e no banheiro. Só fui descobrir isso quando ele foi embora e eu acordei e fui usar o banheiro. Pensem no impacto que eu tive. Simplesmente o banheiro e meu quarto pareciam que tinham passado por uma tempestade de areia! Foi terrivelmente nojento colocar luvas de borracha e sacos de plastico para varrer, aspirar e desinfetar o quarto e o banheiro. Que safado! Poderia ter avisado né?!  O lençol e o edredon eu nem sei como tava, antes de sair ele dobrou e eu mandei pra lavar com água fervendo sem nem abrir! hehehehehe 
ah! comprei um edredon novo, maior e mais fofinho. O outro ainda está vindo da super lavagem.


4 comentários:

  1. coitado do velhinho.
    VOu mandar o vovô pra dormir aí pelo teu sofá, hehehe

    ResponderExcluir
  2. Qnd voltares daí não vais mais ser uma sementinha....~

    =~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  3. Por um acaso vcs resolveram fazer o remake do filme UP ?

    ResponderExcluir