quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Juice in the Sky with Diamonts

Dai que eu tava procurando um grupo de teatro aqui em Coimbra p/ não perder totalmente o vínculo com a única forma de arte que eu sou capaz de produir. Para quem me conhece sabe que eu sou um total fiasco com ritmos (não sei nem batucar), instrumentos musicais, desenho, dança e etc. Lá no Brasil após me graduar no Bacharelado em Direito eu me inscrevi e fui aprovado no curso de teatro da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará.

No primeiro dia aqui eu vi vários cartazes do CITAC - Curso de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra. É um grupo de teatro universitário autônomo e reconhecido por ser vanguardista na experimentação cênica e, segundo o que me falaram, são ganhadores de muitos prêmios nacionais . Obviamente me inscrevi e semana passada foram as audições (teste). São 20 vagas e 60 inscristo dividos em 6 grupos de 10 pessoas. O teste consistiu em diversos exercícios teatrais p/ testar atenção, prontidão, improvisação e expressão corporal. Eu fui o único brasileiro inscrito e ACHO que fui bem, porém nunca se sabe né. O resultado deve sair semana que vem, espero meeesmo que eu seja chamado.





Na quinta-feira passada foi o primeiro dia da festa da Latada. A Latada é uma actividade integrante da Semana de Recepção ao Caloiro. Tem a sua origem em Coimbra, e atualmente assiste-se a esta tradicional atividade principalmente em Coimbra e no Porto. "As Latadas são uma das festividades académicas mais irreverentes e divertidas, marcando actualmente a iniciação dos caloiros à Praxe (Trote) Académica. Neste cortejo, os caloiros vão vestidos com fantasias ao gosto dos doutores (veteranos) da praxe transportando normalmente cartazes de carácter crítico respeitantes à vida circum-escolar, política e social da nação e da comunidade internacional." (retirado do site: www.praxe.org. Grifo nosso).

Vejam esse vídeo que é muito engraçado e traduz bem o que se trata a Latada:



Então é uma semana de farra, onde tem diversas atrações musicais com um cortejo que ocorre na terça-feira e todos os estudantes vão para preencher a face com alcool (encher a cara é chulo e sem categoria) e curtir a noite. Como eu sou um aluno de mestrado e muito atarefado com as cobranças academicas, cof cof, só fui 1 vez à festa e acompanhei o cortejo durante a tarde da terça.

O cortejo é algo muito interessante e cheio de tradições para os estudantes de Coimbra. Os estudantes se agrupam nos seus grupos conforme os cursos (Direito, farmácia, medicina e etc) e ficam fazendo uns gritos de guerra; os caloiros tem que ir fantasiados conforme os veteranos mandam, como parte do trote. Os grupos de estudantes roubam carrinhos de supermercado p/ encher de birita e lá pela metade do cortejo é possível ver vários carrinhos voando pelo meio da rua com estudantes em cima e essas coisas.




O cortejo começa no alto da Universidade e termina nas margens do rio Mondego e os veteranos (doutores trajando o fato academico) tem que levar um Nabo e até chegarem ao rio devem ter apenas o ramo do nabo, fazendo com que vários caloiros mordam os nabos dos veteranos até ficar só o talinho. Chegando no rio, devem atirar o ramo do nabo n'agua e fazer três pedidos. Os caloiros ao chegarem no rio tem que descer as escadas e ser batizados no rio, o batismo ocorre com uma simples conchada de penico de água na cabeça e até uns caloiros pulando de cueca rio a dentro.

Há muita bebedeira e ficam todos loucos no meio da rua fazendo todo o tipo de merda possiveis e imaginaveis. Sério. O engraçado é que fica todo mundo pirando o cabeção e não tem uma música! Nada! Não tem trio elétrico, não tem banda em palco algum, nem carro com porta mala aberta tocando alguma porcaria, nada. N-A-D-A. Mas eles ficam lá curtindo. Acho que é tanto alcool que rola que nem faz falta.


Agora tem uma história muito Trash que ocorreu no único dia que eu fui p/ a festa da Latada, mais exatamente para o show do Mika -.- .  Ocorre que eu estava tomando uns antibióticos de 4 em 4 horas e fui inventar de fazer um esquenta aqui em casa após o jantar. Tomei aproximadamente 1 garrafa de vinho e 3 cervejas APENAS!!!! Foi o necessário p/ eu ficar completamente bêbado e drogado. Sério o negócio foi punk. Para vocês terem uma idéia eu não lembro nem como eu saí de casa e tão maluco que eu tava! E ainda tomei 2 doses de tequila aqui no AP com os meninos sem nem lembrar de feito isso!

(Agora o relato ocorrerá à base de relatos de terceiros e flashes -poucos- de memória):

Logo na entrada já foi a primeira presepada. Eu não tinha carteira de estudante e o Patrick comprou meu ingresso e p/ despistar os seguranças da entrada o Paulo me deu o ingresso com a carteirinha dentro. Daí que eu tava com a percepção alterada abri os ingressos na frente do segurança e tentei entrar, ele me parou e perguntou porque eu tava com 2 ingressos. Eu ME FINGI de bêbado (como se não estivesse) e de português e falei: - Ó pá! e entrei. E fui todo feliz falar p/ eles como eu havia sido sagaz e inteligente na minha atuação.

Perguntei pro Paulo como foi o show do Mika, haja vista a minha quase completa amnésia. E assim me disse: O show do Mika foi assim: Tu estavas no meio de um grupo de portuguesas feias, com um óculos de luzes azuis que piscavam, dançando igual um astronauta na gravidade zero e elas te beijando (no rosto, uma vez que portuguesas NÃO beijam na boca) e batendo foto. PASMEM!!!! Dizem as más línguas que eu carregava as portugas, rodava, dançava igual ao Michael Jackson e tudo mais. What a fuck?!

No mais, consegui me comportar direito (eu acho) e encontrei a Rebecca que tava com dores e queria ir p/ casa, como eu estava a beira de um PT (perda total) resolvi ir com ela, cedão às 03:00am.

Seria esse o meu fim se não fosse a super Becca!
Pois, acordei na casa da Rebecca meio sem saber o que tinha acontecido e ela perguntou se eu tinha usado algum tipo de droga pesada. Daí que eu vim ligar os pontinhos e cheguei a conclusão: Antes de sair de casa, tome sempre 2 antibioticos e uma garrafa de vinho! Êêê Brincadeiras a parte eu suspendi o remédio p/ continuar o alcool, oooo, digo, suspendi o alcool p/ continuar a medicação. É isso, o Post tá muito longo, mas foi porque eu tava muito tempo sem postar

PS: Espero que ela não tenha abusado do meu corpo.

PS2: Acabei de receber ligação do grupo CITAC e eu fui aceito!! Uhul!



7 comentários:

  1. Putz, Juju. Eu tô me acabando de rir aqui em casa. Esse post muito engraçado. Minha gente. Falando nisso, ler esse teu blog é que nem falar contigo no telefone. Eu vejo tua cara me contando estas histórias quando leio aqui. Muito bom.

    Keep it up, man!

    PS: Espero que não tenhas sido abusado tb.
    PS2: Parabéns na parada do teatro!

    ResponderExcluir
  2. Eu desfileeei no cortejo! Mas não bebi naada. É difícil de acreditar, mas ainda existem pessoas em Coimbra que não bebem até cair! haha.

    ResponderExcluir
  3. Amigo, eu pensei que vc tinha acabado, mas que bom que vc ficou porre e fez merda!! Isso me faz ter certeza que vc ainda é o mesmo!!! HAHAHAAHAHA


    Vais virar uma sementinha ai tbm eh? Ai, seu ator lindo! Parabéns!!
    Bjos

    saudades

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Juju!!
    Eu ri muito do teu porre, me fez lembrar o também depoimento do Egydio na Dejavu hahahaha
    beijos
    saudades

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post jucélio cubas :D
    Esse post, ta parece uma passagem do "memorias postumas de bras cubas" do Machado de Assis:
    "E foi assim que desembarquei em Lisboa e segui para Coimbra. A Universidade esperava-me com as suas matérias árduas; estudei-as muito mediocremente, e nem por isso perdi o grau de bacharel;deram-mo com a solenidade do estilo, após os anos da lei; uma bela festa que me encheu de orgulho e de saudades, — principalmente de saudades. Tinha eu conquistado em Coimbra uma grande nomeada de folião; era um acadêmico estróina, superficial, tumultuário e
    petulante, dado às aventuras, fazendo romantismo prático e liberalismo teórico, vivendo na pura fé dos olhos pretos e das constituições escritas."

    AUehaeheuehaheAHHAEUAHEa

    bjus
    saudadess

    ResponderExcluir
  6. Hahaha Cesaum!

    Coincidentemente eu lembrei exatamente dessa parte do Livro do Machado de Assis tbm!!! Me senti o próprio Brás Cubas! fazendo romantismo prático e liberalismo teórico hahah =)

    Espero ser a primeira de muitas!

    ResponderExcluir
  7. O sangue do teatro corre nas nossas veias. O vovo Pina & a Alice eram boms atores. Congratulacoes!!
    Eu gostei muito te Coimbra e adoreia andar sem rumo nas ruas. A estacao de trem eh linda.
    Cuidado com s portuguesas feias !!!

    ResponderExcluir