terça-feira, 5 de outubro de 2010

Três gajos, uma moça e um mercedes viajante.

Nos últimos dias andei um pouco pelas bandas de cá!

Ordenando os acontecimentos, tive aula de finanças públicas e os únicos malucos  alunos na matéria era eu e mais um rapaz portugues e o professor. Há um desinteresse coletivo pelas ciências jurídico econômicas aqui em Portugal, acho que no Brasil também, porque não ví nenhum brasileiro inscrito na matéria. Mas vamos estudar as finanças públicas locais (Estado Português, tributos, receita e despesa pública, políticas financeiras e etc) e também finanças públicas da União Européia (como os Estados membros financiam esta organização, quais as diferenças entre a política monetária geral e a política orçamental de Portugal e etc.). Algo que deixa a matéria mais interessante é o momento delicado que Portugal esta passando, com possibilidade de recessão econômica, medidas de austeridade à serem aprovadas pela Assembléia Nacional e essas problemáticas.

PS: Mais interessante para estudo! Não que eu ache legal Portugal estar nesta situação né!

Durante a noite conheci o Alan e a Catarina, amigos brasucas (muito legais) do Patrick que estão à morar e tocar a vida por aqui. Demos um tour by night por Coimbra e o Alan levou-nos em umas vistas belíssimas da cidade. Como o mirante do Vale do inferno, do outro lado do rio de onde tirei essa foto:

Vale do inferno. Tem esse nome pela dificuldade de chegar lá. Eu acho.


Alan mostrando suas habilidades no volante.


Sé Velha e os tres.
Hoje (terça-feira) foi feriado aqui e aproveitamos para dar uma volta pelas cidades aqui próximo. Começamos subindo as montanhas da Serra do Boçaco e tendo visuais Bruutaaaallls (gíria local e tem que ser falado assim, com essa entonação. De preferencia seguida de uma cara de prazer) durante todo o percurso. Eram tantas das curvinhas em S que eu tava quase colocando os bofes pra fora. Fizemos um pic nic na área ambiental, com direito à toalha de mesa, pizzas, sucos variados e fofinhos (pãezinhos). Engraçado esse nome. Fofinho. Toda vez que eles falavam nos paes me dava vontade de abraçar amistosamente o Alan (igual fazemos com o pança), fofinho. Mas óbvio que eu não fiz porque mal conheço o cara e poderia pegar mal e ele poderia desconfiar da minha alta masculinidade e virilidade.

Chegamos ao topo dos morros no local nomeado Cruz Alta. Que é nada mais, nada menos que uma cruz no alto.


A Cruz...

E o alto. Sacou?!

Esse sou eu no alto. To meio acabado na foto né?!

Essa serra é um lugar muito peculiar e lindo de conhecer. É uma floresta mágica onde se encontram capelas, fontes, miradouros, uma Via Sacra e um Convento. E o maravilhoso Palácio Hotel do Buçaco que é uma herança dos reis de Portugal. O local é indiscritivelmente lindo e na falta de um vocabulário para descreve-lo, passo às fotos:


O restaurante tem vista para os jardins. Na mais alta finesse européia.
Fuçando na internerd's no site http://www.almeidahotels.com/nm_quemsomos.php?id=247 tem uns pacotes promocionais de estadia lá. Sai em média uns 100 euros por noite com vários mimos incluidos conforme o gosto e objetivos do cliente. Sério, se namorada cá eu tivesse, ficaria tentado. Como não tenho, meu bolso agradece e sobra mais p/ cervja e poker  livros.

Depois descemos a Serra do Boçaco e fomos em direção à Aveiro uma cidade agradabilíssima. No caminho paramos em Lusa uma micro cidade que muit gente vai até lá para pegar água na fonte que é conhecida pela sua pureza.

Aveiro que é conhecida como a Veneza Portuguesa. Um título justo, porque a cidade tem um charme diferente das demais cidade portuguesas que conheci. Na verdade nem conhecemos muita coisa da cidade porque já estava meio tarde. Fomos comer as tradicionais tripas de aveiro (são massas que lembram crepes, mas totalmente diferente de crepes. tem uma textura liguenta e doce, servida com caldas e chocalate) e os ovos moles.

Um homem bonito em Aveiro.


Os ovos moles são doces tradicionais (também) de Aveiro e são muito famosos por aqui. Consiste basicamente na gema do ovo e açucar em um método bizarro que eu não consegui entender. Eu sei que apesar de estranha essa combinação acaba saindo algo gostoso. Apesar de meio enjoativo de tão doce.

Viscoso, porém saboroso.
Uma última, porém não menos importante nota sobre a viagem foi a descoberta que o Patrick fez de uma rua em Aveiro chamada:


4 comentários:

  1. Apareceu a imagem da Santinha nesse teu ovo doce! Sinal...

    ResponderExcluir
  2. Lindo o Palácio, tal qual o blogueiro!
    Mas e os vinhos ? Vcs so tao fazendo passeios tennagers, pensei q ias postar fotos de tu e os teus amigos desmaiados no meio fio!
    Acho q so a gente faz isso, ne? Estas fazendo coisas normais por ai, rsrsrs
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Amigo, que lindo tudo ai.. Ai.. que vontade de ir te visitar logo! Poxa, tenho sentido tanto a tua falta.. só tu que me rega de amor.. =///


    Te amo.. saudades!!!!!!

    Bjos
    Alê.

    ResponderExcluir
  4. "Mas óbvio que eu não fiz porque mal conheço o cara e poderia pegar mal e ele poderia desconfiar da minha alta masculinidade e virilidade."

    Esse teu blog é muito comédia e informativo, Ju. Continua, porque ler tuas aventuras é sempre a melhor parte do meu dia.

    ResponderExcluir