quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Estudar em Coimbra 1

Esse tipo de postagem vai ser para aqueles que buscam estudar na Universidade de Coimbra. Aqui vou dar algumas dicas e tirar duvidas que me apareceram e estou sanando-as, aos poucos.

Não vou aprofundar nos procedimentos de entrada. Para isto basta visitar o www.uc.pt e escolher o curso que tem a maioria das informações para ingresso na Universidade. Vou visar os detalhes nas dificuldades de viver e estabilizar-se aqui.

Visto de estudante - Pedido de residência temporária.

Muitos vem para Portugal sem ter próximo do início das aulas muitos estudantes vem sem ter requerido o visto de estudante no Consulado Portugues (como é o meu caso). Muitos boatos aparecem, e fica aquela dúvida: Afinal podemos ir estudar sem o visto de estudante? Vou ter que voltar ao Brasil no meio do ano para tirar o visto?

Hoje eu fui à SEF, órgão que organiza a questão dos estrangeiros em Portugal. Pois, é bem mais simples do que dizem a maioria. Sem o visto de estudante há uma exceção no art.91, nº 3 da Lei 23/2007 de 4 julho que concede esta permissão. Para isso basta ir na SEF, marcar um dia para apresentar os seguintes documentos:

1. Cópia e original do passaporte
2. 2 fotos 3x4.
3. Comprovante dos meios de subsistência (extrato bancário de banco portugues ou brasileiro nos últimos 3 meses + cartão)
4. Matrícula na Universidade + Recibo do pagamento das proprinas.
5. Seguro de saúde privado aqui em Portugal ou PB4 do INSS.
6. Registro criminal da Polícia Federal. (aqui precisar ir no site: www.dpf.gov.br requerer a Certidão e autenticar na Embaixada Brasileira (se estiver j'a em Portugal). Neste caso tem que ir ao Porto para receber a a autenticação.

Depois disso é só esperar 3 semanas e eles enviam para a residência o visto de residência!

Simples assim.

Um comentário:

  1. Boa noite,
    Voce não sabe como fiquei aliviada com essa informação. Recebi há dois dias o aceite da FDUC e as aulas iniciam no dia 29. Bem, vou tentar entrar como turista, a duração do meu curso será de cinco meses. Há prazo para solicitar esse visto junto ao SEF ou só quando tiver por terminar os 90 dias da entrada como turista? Desde já grata, Andréa Marinho.

    ResponderExcluir