quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Andando por ai.

Hoje deveria ter sido o início das aulas. Porém acho que foi a abertura solene. Às 11h os sinos da torre começaram a badalar e os professores vieram em filas cruzando o pátio. Tudo é realmente SOLENE. Era bonito de ver como eles levam essas coisas à sério aqui. Todos os professores estavam vestidos à rigor, com todas e capas negras, alguns com uns chapéus um tanto estranhos que lembravam abajur coloridos, outros outros com espadas antigas, foi uma coisa realmente legal de ver.

 Cuidado com o tiozinho de óculos. Pode arrancar sua cabeça com a machadinha.

Imagina começando as aulas da UNAMA com o Albuquerque, Ney Sardinha, Farinha e toda a trupe entrando de toga, espada e chapéis iguais de cardeal vem em marcha e entram no elevador p/ sala dos professores! 

Depois disso, tirei o dia para andar pelas redondezas e conhecer as coisas ao redor da Universidade e ao redor da minha casa. Fui à SEF como falei abaixo e fui me perder nas ruelas de Coimbra, até que encontrei a praça 08 de maio que foi uma surpresa muito agradável. Lá estão a Igreja de S. João de Santa Cruz e o Café Santa Cruz. Ao redor do Largo da praça situam-se inúmeras lojas de todos os tipos, gostos e preços. 








A Praça 8 de Maio é assim chamada por ter sido nesse dia, no ano de 1834, que entraram na cidade, as tropas liberais do Duque da Terceira. Nessa época rolava uma guerra civil em Portugal ,das tropas absolutistas de D. Manuel Vs tropas liberais de D. Maria II. O Duque da Terceira era um alto nobre português que participou ativamente da guerra nas forças liberais virou um herói nacional. 

Ah! Muito antes disso tudo durante as invasões francesas, com a fuga da corte para o Rio de Janeiro em 1808, o Duque da Terceira ficou em Portugal e participou da Guerra Peninsular contra a França e permaneceu em campo até 1815 quando acabou-se a guerra. Em 1817 ele foi para o Brasil e foi nomeado  capitão-general dooooo......  Grão-Pará!!!

Sim! Voltando do momento wikipedia, andei, andei, andei e descobri um parque florestal bem pertinho do apartamento, com muitas trilhas, campos de tenis e basquete. Lugarzinho muito bom p/ praticar exercicios. Vou la mais vezes, com certeza.



AAAAAH! Farejando pela internet consegui um ingresso do show do U2 que vai ser sabado agora!! Ja tava tudo esgotado, mas encontrei um gajo que queria vender e nao pestanejei, apesar do preco um tanto salgado. Mas U2 e' U2 ne'?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário